sábado, 13 de abril de 2013

Cientistas se preparam para encalhe de até cem baleias na Escócia

Avistagem de baleias-piloto (Globicephala sp.) no litoral escocêses revelou indivíduos com ferimentos na cabeça..


Baleia ferida é vista em meio a grupo no norte da Escócia. Foto: SPCA.
Especialistas em animais marinhos estão se preparando para o encalhe de até cem baleias-piloto nas Ilhas Ocidentais, localizadas no norte da Escócia.
O grupo de baleias já foi visto na tarde de quinta-feira (19) na região de Loch Carnan e cerca de 20 delas já apresentariam ferimentos nas cabeças, que teriam sido causados pelas tentativas das baleias de ir para a faixa litorânea da região, que é rochosa.
Baleias doentes ou feridas geralmente vão para as praias, onde morrem. No entanto, em alguns casos, baleias saudáveis seguem estas baleias. As equipes de resgate afirmaram que plataformas flutuantes infláveis já estão a caminho da região, para ajudar a colocar as baleias de volta no caminho certo. No entanto, as equipes informaram que o grupo de baleias está fazendo muito barulho, o que pode ser um sinal de perturbação dos animais.
Integrantes do grupo Mergulhadores Britânicos de Resgate de Vida Marinha (BDMLR, na sigla em inglês) estão cuidando do caso e temem que as baleias,
uma espécie de águas profundas, morram em um grande encalhe, que pode ser o maior já registrado na Escócia. Baleias-piloto podem chegar a mais de seis metros de comprimento e estão entre os animais marinhos mais comuns.


Fontes:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/cientistas-se-preparam-para-encalhe-de-ate-cem-baleias-na-escocia.html - http://mundodabiologia.com.br/bio-noticias/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário