2. Fundamento físico do microscópio.
- O microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta, capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes, impossíveis de visualizar a olho nu.É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.
Fonte: Wikipédia.
3. Tipos de microscópio e a utilidade de cada tipo.
- Microscópio Composto
Um dos microscópios mais comuns, o microscópio composto usa duas lentes para ampliar uma estrutura: a lente objetiva e a lente ocular.
Um dos microscópios mais comuns, o microscópio composto usa duas lentes para ampliar uma estrutura: a lente objetiva e a lente ocular.
- Microscópio Óptico
É também um tipo comum de microscópio. Usa a luz para iluminar estruturas para o observador por meio de lentes de refração e oculares de vidro. Microscópios fluorescentes funcionam pelo mesmo princípio, mas usam um comprimento de onda diferente de luz.
É também um tipo comum de microscópio. Usa a luz para iluminar estruturas para o observador por meio de lentes de refração e oculares de vidro. Microscópios fluorescentes funcionam pelo mesmo princípio, mas usam um comprimento de onda diferente de luz.
- Microscópio Digital
Um microscópio digital é composto por um microscópio, uma câmera de vídeo e uma tela de visualização. Oculares não entram no jogo, já que a imagem pode ser colocada em uma tela de vídeo.
- Microscópio Eletrônico
Ao invés de luz, microscópios eletrônicos usam elétrons para fazer a estrutura visível por meio de lentes eletrostáticas e eletromagnéticas. Está entre os mais poderosos tipos de microscópios, com microscópios eletrônicos de varredura produzindo imagens 3D e microscópios de transmissão eletrônica que produzem imagens 2D.
- Microscópio Estéreo
Também conhecido como microscópio de dissecção, tem duas objetivas para capturar luz e criar efeito tridimensional para o observador.
Também conhecido como microscópio de dissecção, tem duas objetivas para capturar luz e criar efeito tridimensional para o observador.
4- a) Quais os papéis desempenhados pelo condensador, diafragma e revólver?
- Condensador e diafragma: Conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio. É constituído por palhetas que podem ser aproximadas ou afastadas do centro através de uma alavanca ou parafuso, permitindo regular a intensidade da luz que incide no campo de visão do microscópio.
- Revólver: Peça giratória que sustenta as objetivas.
b) Para que servem os parafusos macrométrico e micrométrico?
- Parafuso macrométrico: A sua rotação é responsável por movimentos verticais da platina, rápidos e de grande amplitude.
- Parafuso micrométrico: A sua rotação é responsável por movimentos verticais da platina, lentos e de pequena amplitude, permitem aperfeiçoar a focagem.
- Aumento é quantas vezes um objeto pode ser aumentado, e poder de resolução é a qualidade e nitidez que essa imagem apresenta. Sem resolução o aumento não faz muito sentido.
- Lente Objetivas: Se localiza no revólver do microscópio;
- Lente Ocular: Se localiza no canhão do microscópio;
olhos.
- Através da lente objetiva ou ocular.
1°Ligar a fonte luminosa.
2° Colocar a preparação a observar na platina.
3° Com o auxílio do condensador e do diafragma obter uma boa iluminação.
4° Rodando a cremalheira aproximar a objetiva de 10x o mais perto possível da preparação.
5° Rodando novamente a cremalheira, puxar a objetiva de 10x para cima até obter uma imagem nítida do espécime.
6° Depois da preparação estar focada com a objetiva de 10x focar com a objetiva de 40x. Com o auxílio do parafuso micrométrico podem-se obter diferentes planos das estruturas a observar.
7° Caso seja necessário recorrer a uma ampliação mais elevada ( objetiva de 100x ) proceder do seguinte modo: afastar a objetiva de 40x e, sobre a preparação, colocar uma gota de óleo de imersão. Em seguida, com o auxílio do parafuso micrométrico, focar com a objetiva de 100x. Quando se utiliza o óleo de imersão deve evitar-se o seu contato com as objetivas de 10 e 40x.
f) Para o bom funcionamento do aparelho, quais os cuidados que se devem dispensar ao
microscópio?
-Transportá-lo com ambas as mãos, apoiando a base numa delas e segurando o braço com a outra.
Ao colocá-lo sobre a mesa, mantê-lo a alguma distância do bordo.
Evitar molhá-lo ao usar preparações temporárias.
As lentes são peças muito caras. Para as limpar, deve usar a flanela que normalmente acompanha o aparelho.
Após a utilização, encaixar a objetiva de menor ampliação alinhada com a ocular.
Se durante a observação tiver utilizado óleo de imersão, deve limpar a objetiva e a lamela com xilol.
g) Resumir ordenadamente as instruções para a focalização.
-Colocar a preparação na platina, fixando-a com o auxílio das pinças.
Rodar o condensador para que fique ajustado à janela da platina.
Com o parafuso macrométrico, ajustar a platina para a posição mais próxima da objetiva. Descê-la lentamente, de modo a obter a primeira imagem.
Utilizando apenas o parafuso micrométrico, corrigir a focagem até obter uma imagem nítida.
Percorrer a preparação a fim de localizar uma zona de maior interesse e centrá-la.
Regular novamente a quantidade de luz com o diafragma, de modo a obter uma imagem mais perfeita.
Trabalho passado por @ Kali Silene F. de Lara